quinta-feira, 4 de julho de 2013

Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude, de Sara Reis da Silva: um estudo de fundo sobre um dos nomes maiores da literatura contemporânea escrita em português


Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude (Lisboa: Gulbenkian / FCT, 2013), de Sara Reis da Silva, é um estudo de leitura imprescindível a todos os investigadores, professores, estudantes do ensino superior e outros estudiosos da literatura para crianças e jovens em Portugal. Um estudo, acrescente-se, que os mediadores da leitura, em geral, deveriam conhecer.
Principia a obra com uma pertinente revisão crítica da historiografia da literatura infantil e juvenil portuguesa, à qual a autora acrescenta o seu próprio contributo, centrando-se na produção editada entre os anos de 2001 e 2006 e tecendo assim o necessário enquadramento histórico-literário da obra de Manuel António Pina – objeto principal de atenção no trabalho que nos é apresentado, em bela edição, acrescente-se, com ilustração, na capa, de Francisco Vaz da Silva.
Surge, em seguida, o estudo sobre Pina e a sua escrita para crianças e jovens. Um estudo rigoroso e fundamentado que tem como pressupostos metodológicos a dimensão da intertextualidade – pertinentíssima no caso em apreço –, permitindo à autora evidenciar o seu fundo conhecimento de dezenas de obras contemporâneas com as quais as de Pina fecundamente interagem, as reflexões teóricas sobre o humor e o nonsense na literatura – igualmente pertinente – e a questão da educação literária (aborda-se o contributo da escrita de Pina para a conformação de uma competência literária, aspeto de especial interesse para mediadores da leitura). Deve-se, no entanto, acrescentar que outros pressupostos teóricos, além dos já citados, presidem a esta leitura crítica multifacetada, fundamentando-a e orientando-a de modo seguro. Registe-se, assim, a frequente convocação da Teoria e da História da Literatura Infantil – com base em bibliografia credível e atualizada, provinda de investigadores de diferentes latitudes linguísticas e culturais –, os estudos teóricos sobre narratologia, sobre escrita dramática e teatro e sobre ilustração, a teoria dos géneros, a Poética, a Retórica, a Estilística.
Mas é sobretudo a capacidade analítica e hermenêutica de Sara Reis da Silva o que ressalta da leitura deste livro, visto a sua abordagem dos textos de Manuel António Pina ser sempre muito amadurecida e sedutora, quer ao nível das perspetivas originais de interpretação que nos abre quer por efeito da qualidade e da elegância da escrita da autora. Reconhece-se uma análise atentíssima e coerente dos textos que nunca secundariza a sua condição de objetos linguísticos e que nunca os encerra numa interpretação unívoca; e surpreende, além do mais, a análise arguta das ilustrações que os acompanham e iluminam, com frequentes pontes para a pintura (e esta leitura inter-semiótica da imagem e do texto literário é um dos aspetos mais originais da obra).
Trabalho de minúcia e de absoluta seriedade intelectual, de devoção crítica à obra de um escritor maior, a obra de Sara Reis da Silva não ignora as abundantes reflexões teóricas que o autor de O Inventão produziu sobre literatura infantil e juvenil em particular e a criação literária em geral, e sobre a relação da sua produção «para adultos», chamemos-lhe assim, com aquela outra que as crianças também podem ler – e isto para finalmente se concluir, a partir dos estudos de Sandra Lee Beckett, que nos encontramos ante um exemplo paradigmático de crossover literature, de escrita de receção transgeracional, que põe em causa as fronteiras entre livros para público adulto e livros para crianças e jovens.
Diremos, a terminar: imperdoável não ler. E acrescentaremos: é reconfortante saber que Manuel António Pina viveu o suficiente para conhecer o texto-base desta investigação de fundo, canonizadora e conduzida com sensibilidade e respeito pelos textos. Sem dúvida, uma das melhores homenagens que se pode prestar a uma escrita absolutamente singular e à memória de um ser humano inesquecível.

José António Gomes
NELA – Núcleo de Estudos Literários e Artísticos da ESE do Porto